terça-feira, 20 de outubro de 2009

MOVIMENTOS SOCIAIS

OI GALERA DO MEU BLOG, HOJE ALGO ME DESPERTOU PARA ESCREVER UM POUCO SOBRE A FORÇA QUE OS MOVIMENTOS SOCIAIS TEM GANHADO NO BRASIL. TALVÉS VOCÊ E MUITOS NÃO SAIBAM MAIS O NOSSO PAÍS JÁ OBTEVE VÁRIAS CONQUISTAS A PARTIR DAS MANIFESTAÇÕES PÚBLICAS..EXEMPLIFICAMOS PARA PROVAR ISTO, O PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS,QUE É USADO HOJE POR CLASSES POLITICAS COMO PROMOÇÃO PESSOAL COM OBJETIVOS OUTROS OBJETIVOS ALÉM DE EDUCACIONAIS.MAS VALE SALIENTAR QUE NÃO FOI APENAS O PROUNI QUE OBTEVE A PARTICIPAÇÃO POPULAR, OUTROS MOVIMENTOS QUE FICARAM MARCADOS NA HISTÓRIA DO BRASIL E QUE É MUITO OPORTO LEMBRAR FOI A Revolta da Vacina OCORRIDA EM novembro de 1904, NO Rio de Janeiro.LÁ milhares de habitantes tomaram as ruas em violentos conflitos com a polícia, revoltados pelo fato de terem de se submeter à vacinação. forças governistas prenderam quase mil pessoas e deportaram para o Acre metade delas. OS MOVIMENTOS SOCIAS OU POPULARES URBANOS COMO MUITOS ASSIM DENOMINAM, É UMA FORMA DE REPÚDIO MUITAS VEZES A IMPOSIÇÃO DOS QUE GOVERNAM, NA MAIORIA DAS VEZES COM IMPOSIÇÕES PESSOAIS.Uma perspectiva ampla é necessária para abordar os movimentos sociais brasileiros, de vez que suas características são muito variáveis. Algumas rebeliões ficaram somente da fase conspiratória. Em alguns casos, foi mínimo, quase insignificante, o grau de participação das classes populares. Em outros, não houve razões de ordem política ou econômica para o movimento, que foi impulsionado somente por razões religiosas. ALGUNS DOS principais movimentos sociais durante a República:
A Revolta da Armada FOI UM movimento contra o presidente Floriano Peixoto. QUE irrompeu no Rio de Janeiro, em 6 de setembro de 1893. E praticamente toda a marinha se tornou antiflorianista.O principal combate ocorreu na Ponta da Armação, em Niterói, a 9 de fevereiro de 1894. - O governo conseguiu a vitória graças a uma nova esquadra, adquirida e aparelhada no exterior.parte dos revoltosos se rendeU a 13 de março.Ja os outros 400 revoltosos se refugiaram em dois barcos de guerra portugueses e rumaram para o Uruguai. Outro exemplo forte de movimento social no Brasil foi Revolução Federalista,iniciada em fevereiro de 1893, no Rio Grande do Sul. As batalhas ocorreram em terra e mar, chegando até o Paraná. E os remanescentes da Revolta Armada, que haviam desembarcado no Uruguai, uniram-se aos maragatos (antiflorianistas), que lutavam contra os pica-paus (governistas)ao final, os maragatos foram derrotados pelo exército governista.
E quem não lembra da Guerra de Canudos? Avaliações políticas erradas, pobreza e religiosidade deram início à guerra contra os habitantes do arraial de Canudos, no interior da Bahia, onde viviam, em 1896, cerca de 20 mil pessoas sob o comando do beato Antonio Conselheiro. Um mal-entendido sobre a venda de madeiras serviu como estopim.De novembro de 1896 à derrota em outubro de 1897, o arraial resistiu às investidas das tropas federais (quatro expedições militares) a guerra resultou em cerca de 25 mil mortos.

E a Revolta da Chibata? O que dizer deste movimento tão marcante!De 22 para 23 de novembro de 1910 os marinheiros se revoltaram, exigindo novas relações dentro da Armada (eliminação do castigo da chibata) e reconhecimento de pobres e negros como cidadãos livres e dotados de direitos.Apesar de anistiados pelo governo, a 9 de dezembro uma nova sublevação naval ocorreu, agora na ilha das Cobras. O governo decretou estado de sítio e reprimiu o levante.

a história registrou também a Revolta de Juazeiro onde me 1914, em Juazeiro do Norte, interior do estado do Ceará. sob a liderança do padre Cícero Romão Batista e acreditando cumprir uma ordem divina, os sertanejos pegaram em armas para derrubar do poder o novo interventor do estado,o governo cedeu, devolvendo o poder ao grupo político que antes controlava o Ceará. São apenas alguns dos movimentos que aconteceram no Brasil,mas que foram suficientes para provar que de fato e verdade o poder emana do povo.Outros movimentos que ficaram conhecidos na história do país como o Movimento Tenentista
Revolução Constitucionalista,Revolução de 1964,entre tantas e tantas revoltas que tiveram a participação massa do povo,em busca de soberania sobre seus direitos e melhoria de vida, e acima de tudo, marcos nas lutas em favor da democracia no Brasil. HOJE NÃO SE VER MAIS AS ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS EM MOVIMENTOS DEMOCRÁTICOS, JÁ NÃO SE LUTA PELO BEM COMUM, MAS AS CONSTANTES GREVES POR MELHORIAS DE SALARIOS,TAIS COMO,BANCÁRIOS,EDUCADORES,POLICIAIS,ETC, NOS REVELA COMO O TEM CRESCIDO AS LUTAS PRIVADAS. OS MOVIMENTOS SOCIAIS FORMADOS PELAS INSTITUIÇÕES FILANTROPICAS,TAIS COMO ONGS, MOVIMENTOS DOS NEGROS,RÁDIOS COMUNITÁRIAS,MOVIMENTO DOS SEM TERRAS, AINDA OLHAM PARA O PAIS COM OLHAR PÚBLICO, POR QUE ESTES MOVIMENTOS AINDA TEM A VISÃO DE MUDANÇAS,SOCIAIS,CULTURAIS,POLITICAS E ECONOMICAS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário