quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Assaltantes rendem 15 clientes e fogem com dinheiro dos Correios

Por: TARCÍSIO ARAÚJO/jornal da paraiba


As populações das cidades do interior paraibano já não podem contar com o sossego típico de pequenos municípios. Em menos de 24 horas os bandidos aterrorizaram três regiões e praticaram três assaltos que tiveram como alvos os Correios de Nova Floresta, uma agência do Multibank em Bananeiras e uma casa lotérica em Dona Inês. O assalto aos Correios aconteceu justamente no primeiro dia de greve dos servidores da Polícia Civil do Estado.
Por volta das 9h de ontem, quatro homens armados com pistolas causaram medo nas pessoas que estavam no centro de Nova Floresta. Eles chegaram à cidade em um veículo Tempra, de cor preta, e pararam o carro em frente à agência dos Correios, que fica na rua Benedito Marinho. Dois deles renderam o vigilante Givanilson Ferreira de Lima, de 35 anos, e tomaram a arma, um revólver calibre 38. Em seguida os bandidos entraram nos Correios e renderam cerca de 15 clientes e funcionários do estabelecimento.
A dupla conseguiu recolher todo o dinheiro que estava nos caixas da agência e não levou a quantia que estava no cofre pelo fato do equipamento só abrir às 9h40. “Eles pediram que todos ficassem deitados no chão e ameaçavam atirar. Os assaltantes ficaram menos de cinco minutos dentro dos Correios”, relatou o vigilante. Até o meio-dia de ontem a gerência da agência aguardava a chegada de técnicos da Polícia Federal para realizar a perícia no local. O valor levado não foi divulgado.
Após o assalto, o quarteto ameaçou várias pessoas que estavam passando pela rua e vários comerciantes chegaram a fechar as portas de seus estabelecimentos. Eles fugiram em direção à cidade de Picuí. Durante diligências, os policiais militares encontraram o carro usado no assalto abandonado em uma estrada localizada no Sítio Pororoca, município de Nova Floresta.
O vigilante Givanilson contou que trabalha nos Correios desde o ano de 2006 e o medo passou a fazer parte de sua rotina diária. “Nós estamos vivendo em uma área de risco. São constantes os assaltos a pessoas, invasões de residências e outros crimes, mas a necessidade nos faz continuar na profissão”, desabafou. Este foi o segundo assalto registrado na agência dos Correios de Nova Floresta. Em novembro do ano passado um outro roubo ocorreu no local.
No momento do assalto a cidade estava contando com a segurança de apenas um policial. A agência dos Correios fica localizada a apenas 50 metros da delegacia e o único soldado assistiu a toda a ação dos bandidos e alega não ter agido porque estava apenas com um revólver calibre 38 sem munições. Os policiais ainda reclamam da falta de viatura.
Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba, Gustavo Gominho, o problema de falta de pessoal só pode ser solucionado com concurso público, que já está sendo realizado. “Esse problema não é de hoje e não podemos contratar policiais. O concurso está em andamento e logo os aprovados serão chamados”, comentou.
Já sobre o problema da falta de viaturas, Gominho assegurou que já está sendo iniciado o processo licitatório para a compra de veículos, que deverão atender essas cidades onde elas ainda não existem. “A licitação está sendo preparada e a secretaria vai adquirir 120 caminhonetes cabine dupla, além de 100 motos para diminuir esse déficit”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário