quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Bando sequestra gerente e tenta roubar banco

Por: LUZIA SANTOS E BARTOLOMEU HONORATO
jornal da paraiba


Uma das ruas mais movimentadas da capital paraibana foi palco de momentos de terror e pânico na manhã de ontem. Um grupo armado de fuzis, composto por quatro homens e duas mulheres, sequestrou o gerente do Banco Real da avenida Epitácio Pessoa e tentou assaltar a agência bancária. A ação foi frustrada por policiais militares que, informados do assalto através do 190, foram até a agência e, na chegada, trocaram tiros com os bandidos. Os criminosos fugiram levando apenas um malote com imagens das câmeras de circuito interno. O delegado do Grupo de Operações Especiais (GOE), Wagner Dorta, afirmou que já tem o nome dos seis suspeitos,
O grupo havia passado a noite da terça-feira com o gerente Jefferson Medeiros, que fora rendido, por volta das 20h, logo após chegar em casa no bairro de Manaíra. Além do gerente, o grupo rendeu os dois filhos pequenos dele - um adolescente e um garoto com oito anos - e a empregada doméstica que estava no interior da residência no momento da invasão. A família passou a noite sob ameaça dos assaltantes e na manhã de ontem, os criminosos levaram todos os reféns até a agência bancária.
Enquanto um dos bandidos entrou na agência com o gerente, um dos assaltantes permaneceu do lado de fora, outro ficou dentro do carro com os familiares do gerente e outros comparsas ficaram atentos à hora da fuga. Ao entrarem na agência, os bandidos renderam funcionários e vigilantes. Eles ficaram confinados dentro do banco. Os bandidos armados de fuzis 556 milímetros, armamento de guerra urbana, foram vistos na chegada ao banco por populares.
A polícia chegou à agência logo após receber um telefonema informando de uma movimentação estranha que acontecia no Banco Real. A equipe da tenente Fabrícia Wanderlei, do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM), foi a primeira a chegar ao local. “Quando cheguei, os assaltantes já estavam no interior da agência”, narrou a tenente. A situação parecia tranquila, mas ao descer a rampa que dá acesso ao estacionamento do banco, o bandido que estava fora da agência efetuou disparos contra a policial. A tenente Fabrícia contou que revidou o ataque e teve início a troca de tiros. Vários disparos foram efetuados, a tenente chegou a se deitar no chão para se proteger.
Os tiros atingiram a fachada do banco, um veículo Punto, placas MOB 5083, pertencente a um funcionário da agência que estava no estacionamento, além de uma placa de sinalização. Nenhuma pessoa ficou ferida. Mas, as pessoas ficaram assustadas com o intenso tiroteio e tentaram se proteger em estabelecimentos comerciais próximos.
Ao escutar o barulho dos disparos de arma de fogo, os familiares do gerente conseguiram escapar do carro. Já o assaltante que estava dentro da agência saiu sem conseguir levar o dinheiro do banco. Para fugir, atirou contra os policiais e entrou em um dos veículos parados na frente da agência. Os bandidos fugiram em um Corolla de cor prata, pertencente ao gerente, e um Golf. Minutos depois, os bandidos abandonaram o Corolla na avenida Alagoas, no bairro dos Estados, próximo ao Cief (antigo Dede). No local, eles entraram em uma Hilux dourada. Duas mulheres loiras que estavam simulando a prática de atividades físicas se juntaram ao grupo.
Policiais militares do 1º BPM, do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e da Polícia Civil foram deslocadas para dar apoio à ação policial. O tenente Vasconcelos informou que o grupo fugiu sem levar dinheiro, apenas um malote com imagens do circuito interno de segurança. Logo após a fuga, circulou a informação de que o grupo teria levado o filho mais novo do gerente como refém. A informação foi descartada horas depois pelo tenente Jefferson. O gerente e toda a família estavam dentro da agência e só saíram no final da manhã sob a proteção de policiais. Uma equipe do Samu foi até a agência bancária, mas não houve feridos.
O funcionário público Ricardo Júnior que passava pelo local disse que houve um grande tumulto nas imediações da agência durante a tentativa de assalto. O trânsito na avenida Epitácio Pessoa ficou congestionado e uma equipe da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) precisou controlar a circulação de veículos.
No final da manhã, os bandidos foram localizados no bairro do Bessa. Eles teriam colocado um revólver na cabeça de um lavador de carros e levado um carro do tipo Polo/Sedan, em seguida fugido em direção a Cabedelo.
O delegado do GOE disse que o grupo é especialista em assaltos. “Os integrantes são da Paraíba e Pernambuco. Eles são profissionais em assaltos, mas não em sequestros. Por enquanto, vamos manter em sigilo o nome dos acusados para não atrapalhar as investigações”, disse Wagner Dorta. A agência do Banco Real permaneceu fechada durante todo o dia de ontem. O atendimento aos clientes ficou restrito apenas aos terminais eletrônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário