quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Governo garante que vai pagar o novo piso salarial aos professores

Por: luzia santos/jrnal da paraiba

Os professores da rede estadual de ensino deverão ganhar um adicional salarial ainda neste mês de janeiro. Segundo o secretário de educação do Estado, Sales Gaudêncio, “o governador assegurou o pagamento”, declarou. Com o reajuste, sobe para R$ 1.024,67 o salário dos professores de ensino básico. O pagamento do novo valor poderá afastar a ameaça de greve.
O secretário informou que, em 29 de dezembro, a Advocacia-Geral da União (AGU), ao interpretar a Lei 11.738 de 2008, que implantou o piso salarial nacional, garantiu o reajuste de apenas 7,86% para a categoria. “A AGU já se posicionou quanto ao valor do piso nacional”, afirmou.
A Paraíba está entre os Estados da federação que vão receber ajuda financeira do governo federal para pagamento do piso nacional para professores. Os recursos serão repassados através do Fundeb. Serão R$ 7 bilhões destinados a nove Estados brasileiros.
Segundo o secretário-geral da Associação dos Professores de Licenciatura Plena do Estado da Paraíba (APLP), Fernando Lira, o piso nacional do professor é uma reivindicação histórica. “Lutamos durante muitos anos para que o professor tenha um salário mínimo em todo o país”, ressaltou o secretário-geral.
Segundo Lira, a categoria aguarda que o governo do Estado pague o novo piso a partir da folha de janeiro, caso contrário, ameaça não iniciar o ano letivo previsto para começar no dia 3 de fevereiro. Lira informou que a APLP ainda não havia sido comunicada oficialmente sobre a decisão do governo.

Um comentário:

  1. Infelizmente o governo não pagou o piso salarial para os professores neste mês de Janeiro de 2010, estamos esperando o mês de Fevereiro.

    ResponderExcluir