segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Equipes de resgate dizem que homem teve acesso a comida e, por isso, conseguiu sobreviver

Onze dias depois do terremoto no Haiti, equipes de resgate da França e dos Estados Unidos resgataram o jovem Exantus Wismond, de 23 anos de idade, dos escombros da cidade de Porto Príncipe, capital do país. Ele estava sob as ruínas do hotel Napoli Inn e de um supermercado, no centro da cidade. O sobrevivente foi colocado em uma maca e recebeu soro pela veia – as pessoas que o resgataram disseram que ele parecia bem.

Samuel Bernes, que coordena os trabalhos de resgate do grupo francês, diz que possivelmente o homem teve acesso a comida durante esse período.

O clínico-geral Marcus Vinícius Roncada disse ao R7 que encontrar um homem vivo após 11 dias sem acesso a comida e água "vai contra toda a literatura médica". Roncada conta que, antes disso, o corpo já consumiu praticamente toda a reserva de gordura e músculos e entra em estado de desidratação grave. E que, nessa condição, o ser humano resiste no máximo 48 horas.

Wismond ficou os 11 dias em uma cavidade formada por blocos de concreto do prédio que desabou sobre o comércio no qual trabalhava. Depois de aproximadamente sete horas de resgate, ele foi retirado dos escombros. Para salvá-lo, as equipes de socorristas tiveram de perfurar os blocos de concreto e escorá-los.

Um grupo de ladrões que estavam em busca de mercadorias para furtar localizou o homem e avisaram jornalistas gregos.

O salvamento ocorreu depois que o Escritório de Assuntos Humanitários da ONU havia dado por encerradas as buscas por sobreviventes em Porto Príncipe – algumas equipes continuam à procura de sobreviventes. Até agora, mais de 130 pessoas foram salvas com vida das ruínas. Christophe Renou, um agente da Defesa Civil da França que participou do resgate do jovem, disse que "a vida não para quando um governo diz 'pare'".

– Ainda há alguma esperança, mas vamos precisar de sorte e da ajuda de Deus porque há muitos prédios destruídos.

A ministra de Comunicação do Haiti, Marie Laurence Lassegue, negou que seu governo tenha dado por finalizadas as operações de resgate e disse que equipes mexicanas e dominicanas continuam, pelo menos neste sábado, a busca por possíveis sobreviventes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário