quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

SAÚDE

Prevenção: melhor forma de combater o câncer
Por: da redação

Para a classe médica, não há dia melhor para reforçar a prevenção da doença entre a população. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é que 6.530 novos casos de câncer sejam diagnosticados na Paraíba, até o final deste ano. As mulheres, segundo a estimativa devem ser responsáveis por 3.570 casos; os homens, por 2.960. Só na capital, o câncer deve vir no resultado de exames de 1.580 pessoas. De acordo com o Inca, 40% dos casos podem ser evitados, quando a prevenção é levada a sério.
Antes, a doença era considerada incurável. A prevenção do câncer se baseia na detecção precoce, resultado da prevenção, e ainda na mudança de hábitos pessoais, que visam afastar fatores que possivelmente causariam a doença, sendo considerada, portanto, a prevenção primária.
Foi por uma falha na prevenção, que a aposentada Maria da Glória Gomes teve de retirar a mama esquerda há dez anos. “Ao voltar de uma festa, fui tomar banho e, de repente, senti um peso enorme”, lembra. No dia seguinte foi ao médico e descobriu que era um tumor. Duas semanas depois recebeu o diagnóstico que temia. “Perdi o chão quando a médica confirmou o câncer”, destaca emocionada. Os médicos decidiram retirar a mama, na tentativa de garantir a vida da aposentada. “Graças a Deus deu tudo certo, fiquei curada”, explica.
O acontecimento foi o bastante para Maria da Glória ir a cada seis meses ao consultório, para exame de rotina. “Desde esse tempo não descuido mais e aconselho minha filha e minhas amigas a fazer exames rotineiros e se autoavaliar, para não passar pelo que passei”, destaca. A aposentada segue uma dieta balanceada e outras recomendações médicas. “Minha missão hoje é viver intensamente e alertar as pessoas sobre o câncer, que pode destruir vidas se não for descoberto a tempo”, afirma.
Entre os fatores que podem contribuir para o aparecimento da doença estão o consumo de álcool, tabagismo, alimentos gordurosos e sedentarismo. É quando os médicos reforçam a necessidade de uma alimentação saudável, que nem de longe inclui a famosa dupla “refrigerante e batata-frita”.Evitar exposição solar entre as 10h e 16h e usar diariamente o protetor solar são as principais orientações para a prevenção do câncer de pele, que cresce a cada dia no país.
Quando o câncer é detectado no início, as chances de cura são consideravelmente maiores. A orientação é que toda a população se preocupe com as formas de prevenção da doença, inclusive pessoas sem sintomas, mas que tenham histórico familiar da doença e sintomáticos sem diagnóstico. Entre os tipos de câncer, o de mama (entre as mulheres) e o de próstata (homens), continuarão, segundo o Inca, liderando a quantidade de casos. Na Paraíba, são esperados 550 de mama e 790 de próstata, segundo a estimativa para 2010.
A orientação do Inca é que, anualmente, mulheres com mais de 40 anos façam a mamografia como forma de detectar alguma coisa errada e, assim, iniciar o tratamento o mais rápido possível. Dos 50 aos 69 anos, a indicação do exame passa a ser de dois anos. Contudo, é importante lembrar que para pessoas com histórico familiar da doença, o exame seja feito a partir dos 35 anos. Já o exame do toque, nos homens, é recomendado a partir dos 50 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário