terça-feira, 17 de novembro de 2009

Coronel Monteiro representa governador na festa de emancipação do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba comemorou, nesta sexta-feira (13/11), dois anos de emancipação administrativa e financeira. A Solenidade Militar foi marcada por uma grande formatura interna, com entrega de medalhas a membros da Corporação. O Coronel Wilde de Oliveira Monteiro, comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, respresentou o governador José Maranhão na solenidade, e o coronel Ramilton Sobral Cordeiro de Morais, secretário executivo da Secretaria de Estado de Segurança e da Defesa Social presidiu o evento realizado no pátio do Quartel do Comando Geral, no bairro do Jardim Veneza, em João Pessoa.
O Coronel BM Pedro Luis do Nascimento, Comandante Geral da Corporação,recepcionou as autoridades presentes, entre elas o Promotor da Justiça Militar Estadual, Fernando Antônio Ferreira de Andrade; Coronel PM o Coronel PM José Gomes da Silva, Diretor de Apoio Logístico da PMPB; o Major PM Sérgio Roberto Cavalcanti, representando o Coronel PM Francisco de Assis, Secretário de Estado de Esporte Lazer; o Coronel BM William Wagner de Miranda Melo, Subsecretário Militar da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro; O Coronel BM Aroldo Machado de Ferreira Junior, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal; e o Coronel BM da Reserva Remunerada Claudimar Antônio do Nascimento,ex-Comandante Geral do CBMPB e também um dos homenageados.Entre as comendas outorgadas a membros da corporação destacam-se as Medalhas “Cruz de Sangue” e “General Aristarcho Pessoa”. A primeira é concedida ao militar ferido ou que tenha adquirido grave enfermidade
nas suas atividades operacionais. O Soldado BM Wolgrand de Oliveira PONTES foi o único agraciado.
A “Medalha do Mérito General Aristarcho Pessoa Cavalcanti de Albuquerque” é concedida a militares e civis “pelos seus feitos meritórios e pelas relevantes ações em prol do crescimento e/ou desenvolvimento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba”.
Foram agraciados o Capitão BM Tiago Feitosa MONTEZUMA de Andrade, O Capitão BM Edson Ferreira de BRITO, Além dos 3º Sargento BM Luiz FIRMINO Mendes Filho e José Bezerra da SILVA JUNIOR. Também foram distribuídas medalhas a militares que completaram 30, 20 e 10 Anos de Serviço.

PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO

A emancipação administrativa e financeira do Corpo de Bombeiros Miilitar do Estado da Paraíba aconteceu no dia 06 de novembro de 2007(uma terça-feira), com a aprovação, por unanimidade, do Projeto de Lei encaminhado à Assembleia Legislativa pelo então governador Cássio
Cunha Lima (PSDB). Com isto, a Corporação se desvinculou da Polícia Militar e passou a ser uma unidade autônoma na estrutura administrativa do Estado, com melhores condições de desenvolver umprojeto de modernização e de melhor prestação de serviços àcomunidade.
O processo de emancipação se arrastou por vários anos, sob o argumento de que a Constituição Federal já mencionava a existência de uma independência operacional da Corporação e que, por isso só faltaria uma separação administrativa.
Em 19 Estados ocorreu desvinculação entre o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. Mas a emancipação ainda encontra resistências em apenas quatro estados onde o Corpo de Bombeiros continua agregado à Polícia Militar. Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia.
Com a separação as verbas passaram a ser destinadas diretamente à Corporação, através do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros(Funesbom), criado na Paraíba pela Lei nº 6.987, de 06 de julho de 2001, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo então governador José Maranhão (PMDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário